Brasil e China: conhecimento e relacionamentos construídos ao longo dos últimos 40 anos
Após a primeira visita à China (1981), e, seis anos depois, a publicação do livro “O Enigma Chinês”, Wladimir Pomar seguiu trabalhando com a China, até se aposentar, em 2016: pesquisas, artigos, livros, palestras, consultorias e eventos. Motivado por ele, Vladimir Milton Pomar participou em 1984 da Associação Cultural de Amizade Brasil-China, em São Paulo. Conseguiu ir à China em 1997, morou em Beijing em 2007, e trabalharam juntos em muitos projetos com a China, por mais de 20 anos.
Divulgaram a China no Brasil através de palestras, cursos, e a revista “Negócios com a China” (2005); e o Brasil na China com exposições em Beijing (em 2004 e 2006), folders, palestras nas 50 maiores cidades chinesas, e a revista “Negócios com o Brasil” (em mandarim), a partir de 2008. Mais preparação e acompanhamento de comitivas em visitas e reuniões em feiras e outros eventos, indústrias, portos, áreas agrícolas, universidades, instituições de pesquisas e governos; e o irmanamento de cidades e estados e províncias, como nos casos de Shaoxing e Belém, Guangzhou e Recife; Linyi e Feira de Santana, Deyang e Camaçari, Sichuan e o Pará e Hubei e o Rio Grande do Sul.
Constituída em 2018 para continuar esse trabalho na China e no Brasil, a Per Capta é integrada por profissionais com mais de 30 anos de experiência e jovens recém-formados, e uma rede de parceiros e parceiras de várias áreas, em dezenas de cidades da China e do Brasil, com os quais realizam trabalhos e negócios.
Em 2024, a Per Capta inovou, agregando a produção agrícola e industrial de bambu às suas atividades com a China: a revista digital em mandarim “Negócios com o Brasil”; os livros de fotos “Imagens da Cultura da China” e “Imagens da Cultura do Brasil” (em mandarim); e o documentário do Instituto Confúcio das universidades do Estado do Pará (UEPA) e Normal de Shandong (UNSD), a serem lançados em 2026.
A Per Capta é formada por profissionais com expertise em Agropecuária, Marketing, Políticas Públicas, Relações Internacionais, e Cultura, do Brasil e da China.
Artur Cabreira Pomar
Vitor Pomar, graduando em Economia (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 26 anos. Desenvolve pesquisas em produção de bambu, bioindústria e mercados para a agroecologia. Membro e fundador do Instituto de Formação Popular Caeté.
Profissional de marketing, professor, geógrafo, 66 anos. Mestre em “Estado, Governo e Políticas Públicas” (Flacso, 2017). “Embaixador da Amizade Shandong-Brasil” (2014) e “Assessor Especial” de Liaoning (2013). Autor de artigo publicado no livro “China e Brasil: 50 anos de amizade e parceria”, da Embaixada da China (ago/2024). Autor do livro “O sucesso da China socialista – 1949-2025: de país muito pobre a maior economia do mundo” (Ed. Insular, set/2023). Editor da revista digital em mandarim “Negócios com o Brasil”, a partir de 2008. Publica artigos a respeito da China desde 1997, e na revista e portal Amanhã, de Porto Alegre, desde 2007. Editor da revista “Negócios com a China” (2005).
Passou quase três anos viajando dentro da China, tendo visitado cerca de 50 cidades, de quase todas as províncias, regiões autônomas e municipalidades. Visitou mais de 40 feiras. Participou com estande em feiras em Chengdu (Sichuan), Harbin (Heilongjiang), Shanghai e Beijing. Apresentou mais de 140 palestras sobre a China nas capitais e grandes cidades de 22 estados do Brasil. Ministra curso intensivo (20 horas) sobre a China de 2008 em diante: universidades, entidades empresariais, governos e empresas. Prepara e acompanha comitivas à China.
Colaboramos com empresas, instituições e profissionais do Brasil e da China, oferecendo serviços e produtos de alta qualidade, como consultorias, conteúdo cultural e eventos.
Cooperamos com empresas, entidades empresariais e de trabalhadores, governos federal, estaduais e municipais, universidades e institutos federais, e instituições de pesquisas, do Brasil e da China, com palestras, cursos, eventos e materiais promocionais, publicações, documentários, estudos de mercado e consultoria de mercado e cultural dos dois países.